quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Conceituando Currículo e sua Integração com as Tecnologias.


    A educação hoje é composta por questões formuladas a partir de um processo histórico e cultural. Por isso, é necessário avaliar os pontos fundamentais na elaboração das novas propostas pedagógicas, levando em consideração os avanços da ciência e tecnologia, pois, esses avanços colocam inúmeros desafios para que possamos corresponder às formas de resolução dos problemas atuais.

   O currículo é um elemento que dirige as práticas educacionais, a partir do instante em que se elaboram os critérios para uma elaboração de prática escolar desde o tema proposto, a justificativa e os objetivos que vão dar ênfase ao propósito de um projeto, até a sua avaliação e conclusão. Considera-se então que o currículo determina uma reflexão sobre as necessidades da comunidade escolar resumindo a definição de currículo como um conjunto de conhecimentos e práticas que são realizados em uma instituição de educação.

   Os avanços na tecnologia da informação possibilitam o envolvimento de aspectos que permitem a resolução de problemas enfrentados nas escolas. Essas tecnologias aplicadas ao currículo permitem uma comunicação que incluem possibilidades para produzir e disponibilizar conteúdos que compartilhem idéias proporcionando uma maior interação entre os envolvidos na elaboração de projetos. A interatividade se refere ao fato de que a experiência associada à necessidade escolar tem como resultado uma alteração no comportamento formal de educação. Portanto, o uso do termo interatividade na aplicação das tecnologias ao currículo tem como suporte a comunicação com os participantes garantindo o equilíbrio de projetos.

   A integração das tecnologias ao currículo se estabelece através de uma visão transformadora da escola e da sala de aula para que desenvolva um espaço de experiência, ensino e aprendizado de forma eficaz, possa ter um resultado que suprem as necessidades educacionais de uma instituição de ensino. O desafio nesse processo está na criação de um parâmetro de educação que esteja aberto para o desenvolvimento de propostas relacionadas ao currículo, metodologias de ensino e formas de atuação dos educadores considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a realização de um trabalho.



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Possíveis mudanças e possibilidades de contribuições das tecnologias.


O computador como mediador da aprendizagem é de fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino, entrando nas escolas para alimentar o processo de ensino/aprendizagem, porém, para que se tenha um ensino/aprendizagem com sucesso é necessário que o professore tenham habilidades para tal, sabendo também utilizar sua metodologia de acordo com os recursos adequados.

O computador deve ser usado como um instrumento de aprendizagem, onde o aluno atua e participa do seu processo de construção de conhecimentos de forma ativa, interagindo com este instrumento. Para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o computador como recursos é preciso que se invista na formação de professores o quanto antes, porque o professor tem ai um papel fundamental. É importante citar também a necessidade de estruturar projetos que viabilizem a prática da utilização do computador no processo de ensino-aprendizagem, incorporando-o como um instrumento na mediação da relação professor-aluno.

A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem.

Concordo com Pedro Demo quando afirma que a escola precisa mudar para acompanhar “os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”.