quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Conceituando Currículo e sua Integração com as Tecnologias.


    A educação hoje é composta por questões formuladas a partir de um processo histórico e cultural. Por isso, é necessário avaliar os pontos fundamentais na elaboração das novas propostas pedagógicas, levando em consideração os avanços da ciência e tecnologia, pois, esses avanços colocam inúmeros desafios para que possamos corresponder às formas de resolução dos problemas atuais.

   O currículo é um elemento que dirige as práticas educacionais, a partir do instante em que se elaboram os critérios para uma elaboração de prática escolar desde o tema proposto, a justificativa e os objetivos que vão dar ênfase ao propósito de um projeto, até a sua avaliação e conclusão. Considera-se então que o currículo determina uma reflexão sobre as necessidades da comunidade escolar resumindo a definição de currículo como um conjunto de conhecimentos e práticas que são realizados em uma instituição de educação.

   Os avanços na tecnologia da informação possibilitam o envolvimento de aspectos que permitem a resolução de problemas enfrentados nas escolas. Essas tecnologias aplicadas ao currículo permitem uma comunicação que incluem possibilidades para produzir e disponibilizar conteúdos que compartilhem idéias proporcionando uma maior interação entre os envolvidos na elaboração de projetos. A interatividade se refere ao fato de que a experiência associada à necessidade escolar tem como resultado uma alteração no comportamento formal de educação. Portanto, o uso do termo interatividade na aplicação das tecnologias ao currículo tem como suporte a comunicação com os participantes garantindo o equilíbrio de projetos.

   A integração das tecnologias ao currículo se estabelece através de uma visão transformadora da escola e da sala de aula para que desenvolva um espaço de experiência, ensino e aprendizado de forma eficaz, possa ter um resultado que suprem as necessidades educacionais de uma instituição de ensino. O desafio nesse processo está na criação de um parâmetro de educação que esteja aberto para o desenvolvimento de propostas relacionadas ao currículo, metodologias de ensino e formas de atuação dos educadores considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a realização de um trabalho.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial